vista de olho

15 Descobertas Importantes Sobre Como as Pessoas Veem Sites

Pedro Holstein Uncategorized

vista de olho 2

O seu site é importante.

Investiu tempo e dinheiro no design, na estrutura e no conteúdo que publica.

Mas como é que as suas visitas olham para o site quando lá chegam? Será que conseguem descobrir aquilo que procuram? Como evitar que saiam assim que chegam?

Estudos científicos e testes de utilizador revelam 15 descobertas importantes sobre a forma como as suas visitas olham para a sua página.

1. As Pessoas São Previsíveis (o Padrão de Leitura em F)

 

Em 2006, o investigador Jakob Nielsen descobriu que é possível prever a forma como a maior parte de nós pesquisa na internet. Seguimos um padrão comum.

Bastam poucos segundos para as suas visitas absorverem o seu conteúdo num padrão em forma de F.

o padrao F

Imagem: NielsenNorman

Em primeiro lugar, analisam a página da esquerda para a direita. A seguir, voltam ao ponto inicial e analisam de baixo para cima.

Nielsen analisou este padrão em 3 tipos de páginas web:

  • Páginas “sobre nós”
  • Listagens de produtos “e-commerce”
  • Páginas de resultados de motores de busca

Descobriu também que este padrão em forma de F, não é perfeito mas sim uma linha geral de orientação.

Aplicação no seu site: ajuste o seu conteúdo mais importante e os seus Pedidos de Ação (Call to Actions) a este padrão em forma de F. Deve colocá-los no topo da página ou do lado esquerdo.

2. Ser Diferente Pode Estar a Custar-lhe

 

Existe uma razão pela qual os links são quase sempre azuis. A cor é naturalmente associada a isso.

Com o passar das últimas duas décadas, as pessoas têm-se habituado a certos padrões na internet. A forma como certos elementos são dispostos nos sites – incluindo os links azuis.

Segundo a famosa “Jakob’s Law of the Internet User Experience“, as suas visitas passam a maior parte do tempo a visitar outros sites. Isto tem uma consequência: preferem que o seu site funcione da mesma forma que funcionam os outros sites.

exemplo de links azuis

Quanto mais o seu design quebrar as “regras” pré-estabelecidas, mais inseguras se tornam as suas visitas. Não controlam o que se está a passar porque o desconhecem.

Não é por acaso que os sites e-commerce tem todos um design parecido. Nem é por acaso que todos os sites usam o ícone da lupa para a sua função de procura.

Ao desviar-se da norma, está a criar dificuldades às suas visitas. Isso pode levá-las a abandonar o seu site.

Aplicação no seu site: o mais importante é o seu site ser útil e utilizável. Seguir os padrões gerais da web é a melhor forma de garantir isso. Depois de conhecer melhor esses padrões, poderá descobrir formas de os quebrar. Isto sem quebrar o seu site.

3.  Os Utilizadores Focam-se nas Caras

 

O ser humano instintivamente repara noutras pessoas assim que elas aparecem no seu campo de visão.

Nas páginas web, focamo-nos especificamente na cara e nos olhos. Isto cria uma oportunidade única para si e para os marketers inteligentes.

olhar para bebeImagem: NeuroScienceMarketing

A nossa atração a pessoas não se fica pela cara e pelos olhos. Segundo um estudo da Princeton University , o ser humano tem a tendência de olhar na mesma direção da pessoa que aparece na imagem.

olhar na direção do bebé

Imagem: NeuroScienceMarketing

Repare no gráfico de calor. Várias pessoas olharam na mesma direção do bebé. Se reparar na primeira imagem, muitas pessoas apenas olhavam para a cara da criança. Neste caso, seguiram o olhar do bebé. 

Aplicação no seu site: use este princípio para atrair o olhar das suas visitas para os elementos mais importantes do seu site.

4. 77% das Suas Visitas Não Descem na Página

 

Num estudo intitulado “Prioritizing Web Usability”, Jakob Nielsen revela que apenas 23% das suas visitas descem a página na sua primeira visita.

Isto significa que 77% das visitas não descem e que apenas veem o seu conteúdo acima da dobra (a área da página que está visível sem descer).

Mais, a percentagem de pessoas que desce, reduz com o número de visitas subsequentes. Apenas 16% das pessoas descem na sua segunda visita ao site.

InvoiceXpress homepage

A InvoiceXpress é um exemplo perfeito de um site que tem tudo o que precisa acima da dobra. As visitas não precisam de descer na página para saber o que ganham em visitar este site. Aparece logo a proposta de valor e o botão para ver a apresentação.

Isto mostra a importância de colocar o seu conteúdo mais importante no início da página.

Atenção que isso não significa que deve encher o topo da página com elementos. Demasiada informação torna o seu conteúdo inacessível. Quando as suas visitas se confrontam com demasiada informação, não sabem para onde devem olhar.

Aplicação no seu site: coloque o conteúdo mais relevante no início da página. Evite mostrar demasiada informação acima da dobra.

5. A Parte Esquerda da Sua página Recebe Mais Atenção do que a Direita

 

Embora existam excepções, a maior parte das pessoas lê da esquerda para a direita. Por essa razão, o lado esquerdo do seu site recebe mais atenção.

Segundo um estudo da Nielsen Group, as suas visitas passam 69% do tempo a olhar para o lado esquerdo e apenas 30% para o lado direito do seu site, como revela este gráfico:

tempo que visitas olham para lado esquerdo

Se tem um menu vertical, coloque-o do lado esquerdo. O menu de navegação deve, no entanto, continuar a ser colocado no topo. É o sítio mais visto do seu site.

A Bubok é uma editora de auto-publicação. O botão de enviar um manuscrito está do lado esquerdo. O menu de navegação está no topo e acompanha-o enquanto desce na página.

Bubok Homepage

Aplicação no seu site: se tem alguma ação que deseja que as suas visitas tomem, coloque esse elemento do lado esquerdo do seu site.

6. O Espaço Branco Aumenta a Compreensão em 20%

 

A maior parte dos designers percebe a importância do espaço branco.

Refiro-me às margens entre o seu texto, imagens, botões e outros elementos da página.

Destaca esses elementos e permite que a sua página “respire”. É também importante para mostrar a relação entre eles (este botão diz respeito a este texto).

Segundo investigadores da universidade de Wichita, a margem entre linhas aumenta a compreensão do leitor em quase 20%.

O gráfico seguinte revela o efeito das margens na compreensão:

efeitos da margem na compreensão

A conclusão do estudo é curiosa. O uso de margens aumenta a compreensão do leitor mas reduz a sua velocidade de leitura.

Os participantes do estudo, revelaram uma preferência geral por sites que utilizam margens. Referiram que o texto era mais fácil de ler e que a letra até parecia maior por isso.

Os investigadores concluíram que a utilização do espaço branco é essencial para a satisfação do utilizador online.

Portal de Moda notícias

O Portal de Moda usa muito bem o espaço vazio. Permite ao site respirar e ser mais fácil de ler. Os elementos que aparecem na página acabam também por ter mais destaque.

Aplicação no seu site: O espaço branco aumenta a satisfação da sua visita. Crie um maior espaçamento entre os elementos.

7. Imagens Grandes Aumentam o Número de Potenciais Clientes em 36% (ou Mais)

 

Use imagens grandes e com boa qualidade como a Blend.

Blend página de produto

Segundo revela este artigo, a Dell alterou a sua página de contacto, passando a utilizar uma imagem grande de uma pessoa. O número de potenciais clientes, através dessa página, aumentou em 36%.

Segundo um estudo de monitorização ocular, as pessoas com aspeto normal atraem mais atenção do que pessoas que parecem modelos. As visitas identificam-se mais com pessoas reais. Evite usar fotografias de bancos de imagem com aparência falsa. 

Quem não conhece a famosa imagem da modelo que trabalha no call center? Pode parecer bonito, mas reduz drasticamente as suas conversões.

Aplicação no seu site: Use imagens grandes de pessoas reais. Evite usar fotografias “típicas” de bancos de imagem.

8. Não os Faça Esperar – Aumente a Velocidade do Seu Site

 

As pessoas odeiam esperar. Pelo menos é isso que nos dizem. Mas existe alguma prova de que o tempo de espera afeta as visitas do seu site?

A Bing realizou um estudo para perceber se existia alguma correlação entre a velocidade das páginas e os vários critérios de satisfação das visitas, tais como lucro por visita (LPV) e velocidade dos clics.

Bing teste de velocidade do site

Imagem: O’ReillyRadar

Segundo este relatório, um aumento de 2 segundos no tempo de resposta da página tinha o seguinte efeito:

  • Redução da satisfação do utilizador em 3.8%
  • Perda de lucro por visita em 4.3%
  • Redução do número de clics em 4.3%

As suas visitas são mesmo impacientes e as suas receitas sofrem com isso.

Se tem uma preocupação com SEO (Otimização para Motores de Busca), saiba que o Google dá relevância à velocidade do seu site.

Aplicação no seu site: aumente a velocidade do seu site. Existem diversas ferramentas que o poderão ajudar.

9. As Suas Visitas Não Olham Para a Publicidade

 

Segundo o relatório “Banner Blindness: Old and New Findings”, a maior parte das suas visitas são “cegas” a anúncios.

Se estão à procura de conteúdo ou interessadas no que estão a ler, não olham para os anúncios.

Este estudo tem implicações mais graves. As pessoas não evitam só olhar para anúncios. Evitam tudo o que se pareça com um anuncio, mesmo que não o seja.

Aqui está um exemplo perfeito de um anúncio ignorado. Num site de atividades para crianças, mostram um anúncio para um serviço de faturação online? Não faz sentido, nem tem qualquer relação com o conteúdo do site.

exemplo de anúncio ignorado

Se quer aumentar o número de clics nos seus anúncios, tem de torná-los relevantes para o seu site. Tem de ser anúncios que interessam às suas visitas e que lhes forneça mais conteúdo.

Há quem escolha criar anúncios dissimulados para parecer conteúdo, de forma a atrair clics. Isto pode levar a um aumento da receita de publicidade, a curto prazo. O problema é o custo: a confiança das suas visitas. Sentem-se enganadas e com razão.

Tenha sempre em mente o longo prazo. Evite anúncios irrelevantes ou dissimulados.

A solução ideal é a seguinte: criar anúncios que fornecem conteúdo relevante às suas visitas. Depois de clicarem, são apresentadas com a possibilidade de receber conteúdo de bónus ou uma promoção especial.

Aplicação no seu site: Alguns dos seus elementos podem parecer banners publicitários. Evite mostrar anúncios que não são relevantes para o seu público. Se for possível, forneça conteúdo extra depois das pessoas clicarem no anúncio.

10. Torne o Seu Conteúdo Fácil de Ler

 

As suas visitas não leem todo o seu conteúdo segundo este estudo.

De acordo com essa pesquisa, elas apenas leem 28% do texto da sua página. Esse número desce, quanto mais texto houver na página.

O seguinte gráfico demonstra a percentagem máxima de texto que as pessoas conseguiram ler durante uma visita a um site, consoante o número total de palavras nessa página:

percentagem de texto lido pelas visitas

Imagem: NielsenNorman

Por cada 100 palavras que adicionar à sua página, aumenta o tempo da visita na página apenas em 4.4 segundos.

O problema é que as visitas apenas leem uma média de 18 palavras nesses mesmos 4.4 segundos. Isto significa que ao adicionar mais palavras, as suas visitas apenas irão ler 18% do que escrever.

Deve por isso reduzir o tamanho do seu conteúdo? Não, por uma razão simples.

Essa pequena percentagem de pessoas que lerem o texto até ao fim, estão realmente interessadas e são elas o seu público alvo.

Quando uma visita se interessa por um assunto, aquilo que tem para lhe oferecer nunca é demais.

O conceito de demasiada informação boa não existe. Daí a importância de só publicar bom conteúdo. Excelente conteúdo.

Aplicação no seu site: Existem várias técnicas para tornar o seu conteúdo mais legível:

  • Aumente o tamanho da letra (tamanho mínimo 15-16 pixels)
  • Escreva parágrafos curtos. Não mais de 4 linhas
  • Use listas
  • Tenha vários cabeçalhos com letra grande

11. A Qualidade do Design é Um Indicador de Credibilidade

 

Já escrevi aqui sobre a importância do seu design para a credibilidade do seu site.

Vários estudos atestam a este facto:

O ponto mais interessante destes estudos é que realmente julgamos um livro pela sua capa.

O seu design é o fator mais importante de credibilidade para as suas visitas. Mais de 60% dos inquiridos revelam que é o principal fator de decisão, quando navegam um site que desconhecem.

A Olhares é a maior comunidade online de fotografia do mundo em português. Não podiam criar uma melhor primeira impressão. Design 5 estrelas, que imediatamente aumenta a sua credibilidade.

Exemplo de bom design e credibilidade

Elementos como o layout, a tipografia e as cores, afetam a forma como o seu site é visto e o tipo de imagem que projeta.

Outros elementos que afetam a credibilidade do seu site são: a qualidade do conteúdo, erros, número de atualizações e confiança nos autores.

Aplicação no seu site: o seu site deve projetar uma boa imagem. Tenha um design profissional, mas adequado ao seu público. Evite erros, cores fortes que dificultam a leitura e demasiados elementos em cada página.

12. Cabeçalhos Dominantes Chamam a Atenção

 

Um estudo de monitorização ocular da Eyequant, revela que cabeçalhos grandes atraem os olhos das pessoas numa primeira visita.

É importante que apresente a sua proposta de valor nesse cabeçalho. Numa frase curta, tem de explicar às suas visitas o que ganham em visitar o seu site e o que o distingue dos outros.

O site da Viva usa um cabeçalho dominante para anunciar a sua promoção online.

exemplo de um cabeçalho dominante

Se tiver uma página com vários cabeçalhos (como este artigo), tenha em atenção que a parte esquerda desses cabeçalhos é a que recebe maior atenção. Se as primeiras palavras não “agarrarem” a sua visita, ela não irá ler o resto.

Aplicação no seu site: em média, as suas visitas apenas perdem 1 segundo a ler um cabeçalho. As suas primeiras palavras têm de “agarrar” a visita se quiser chamar a sua atenção. Um cabeçalho grande torna-se o elemento principal de uma página.

13. A Sua Homepage Não é Assim Tão Importante

 

Hoje em dia, é muito menos provável que as suas visitas cheguem ao seu site através da homepage.

Fontes de tráfego como o Google, as redes sociais e links de outros sites, quase todos apontam para outras páginas. É aí que está a maior parte do seu conteúdo.

De acordo com um artigo de Gerry Mcgovern intitulado “O Declínio da Homepage”, as visitas a esta página estão entre os 5%-15% das visitas totais dos sites.

Num relatório de inovação da New York Times de 2014, as visitas à sua homepage desceram quase 50%, ao longo de um período de 2 anos. Repare no aumento de tráfego social e na descida do tráfego à homepage.

relatório das visitas à homepage da NYT

Em 2016, só podemos estimar que os números serão ainda mais acentuados. A eficácia e importância da homepage são cada vez mais reduzidas.

Aplicação no seu site: Tenha um maior foco nas suas “landing pages” (páginas de chegada). É aí que deve tentar reter as suas visitas e convertê-las.

14. As Pessoas Não Olham Para Além dos Primeiros Resultados de Busca

 

Se não está nos primeiros 2-3 resultados do Google, está a perder muitas visitas.

Um estudo de monitorização ocular da Google descobriu que a maior parte das visitas lê os resultados por ordem descendente até chegar a um resultado em que clicam. Se não descobrirem um resultado que lhes interesse, refinam a sua procura.

padrão ocular nos resultados de pesquisa Google

Até aqui tudo normal. O problema vem a seguir. A imagem em cima revela o movimento ocular das visitas do Google. O padrão escuro é o local onde as visitas mais focaram o seu olhar.

Segundo este padrão, a maior parte das visitas apenas olha para os primeiros 2 resultados do Google. Raramente precisam de pesquisar o resto da página.

Aplicação no seu site: tenha a informação relevante logo ao início da página. Tem de ser fácil perceber se o seu site contém a informação que as suas visitas procuram.

15. Demora Menos de Um Segundo a Criar Uma Primeira Impressão

 

Segundo um estudo conduzido pela universidade de Missouri de Ciências e Tecnologia, os utilizadores de um site demoram menos de 0.2 segundos a criar um primeira impressão.

Os investigadores descobriram que as visitas demoram 2.6 segundos a analisar um site antes de se focarem num ponto específico. Cada ponto de foco era analisado em média durante 180 milésimos de segundo antes de seguirem para o próximo.

As secções do site que atraíram mais a atenção das visitas foram:

  • O logotipo da instituição. Os utilizadores focaram-se neste ponto cerca de 6.48 segundos
  • O menu de navegação. O mais popular a seguir ao logotipo. Os sujeitos focavam-se neste ponto cerca de 6.44 segundos
  • A caixa de procura, na qual as visitas se focavam durante 6 segundos
  • Links para as redes sociais como Facebook e Twitter. Cerca de 5.95 segundos para esta área
  • A imagem principal do site, era focada durante 5.94 segundos
  • O conteúdo escrito do site atraía os olhos das visitas durante 5.59 segundos
  • O fim do site, onde as visitas se focavam durante 5.25 segundos

Aplicação no seu site: As primeiras impressões são muito difíceis de alterar. Tenha um bom design e dê especial atenção às 7 secções mencionadas em cima. São os primeiros elementos do seu site para onde as visitas olham.

Conclusão

 

Estas 15 descobertas irão ajudá-lo a aumentar as suas conversões, ajustando o seu site à forma como as pessoas navegam online.

Conhece alguma que nos tenha escapado? Vai usar alguma destas descobertas para alterar o seu site? Deixe já o seu comentário mais abaixo.

Imagem Inicial: followtheseinstructions

Siga-nos nas Redes Sociais